LL Desenvolvimento -

Instalando o Composer no Windows Server 2012

Instalando o Composer no Windows Server 2012

Olá, aqui é o Lucas novamente, como prometido vou mostrar passo a passo como instalar o Composer no Windows.

Fiz a instalação no servidor que uso para os meus projetos. Ele está com o Windows Server 2012, Apache 2.4.16, PHP 5.6.13 e MySQL 5.6.26. Veja como Instalar Apache 2.4, PHP e MySQL no Windows Server 2012, neste passo a passo que criei.

O Composer tem um executável para Windows o que facilita muito a nossa vida, mas é possível instalar de forma manual também. Vou abordar as duas formas para você escolher qual achar melhor para seu caso.

Instalando o Composer no Windows

Um dos requisitos para instalação do Composer é o PHP 5.3.2 ou superior. Durante a instalação, tanto manual quanto através do executável, é possível que alguns avisos de incompatibilidade apareçam. Pode ser que você receba avisos diferentes dos que eu recebi, mas coloque nos comentários se estiver tendo algum problema que podemos tentar resolver juntos.

Instalação com o Executável

Primeiro precisamos baixar o arquivo para instalação. Você pode baixa direto no link do arquivo. Ou acessar o site do Composer na área de downloads.

Agora basta executarmos o arquivo e seguir as instruções:

Tela inicial do instalador

Aqui o instalador nos da a opção de adicionarmos o Composer ao menu de contexto (botão direito do mouse).

Aqui o instalador nos da a opção de adicionarmos o Composer ao menu de contexto (botão direito do mouse).

Nessa etapa o instalador verifica onde o PHP está instalado para criar variáveis de ambiente. Se você já criou a variável anteriormente não será feito nenhuma alteração. É possível alterar o diretório do PHP, mas não recomendo.

Resumo das configurações

Baixando composer.phar

Instruções após instalação

Aqui são apresentadas algumas instruções após finalizar a instalação. Basicamente seria fechar tudo e abrir novamente ou reiniciar a maquina.

Finalizando instalador

Pronto! É só isso e podemos utilizar o Composer.

 

Menu de Contexto

Nessa imagem podemos ver as opções do Composer no menu de contexto.

 

Instalação Manual

A instalação manual é um pouquinho mais complicada, mas não é difícil.

Instalando Composer no Windows Manualmente

Precisamos abrir o prompt de comando com privilégios de administrador e navegar até o diretório onde desejamos instalar. Depois disso digitamos o seguinte comando: php -r “readfile(‘https://getcomposer.org/installer’);” | php

Erro - OCI.dll

No meu caso o PHP estava com a extensão php_oci8_12c.dll ativada e apareceu o erro da imagem. Foi preciso desativar a extensão no php.ini e reiniciar o apache para continuar a instalação.

Desativando extensões

Desativei as duas extensões da imagem para continuar a instalação.

Instalação Finalizada

E é só isso. A instalação está finalizada, agora precisamos fazer as configurações finais.

Arquivo .bat

Precisamos criar um arquivo .bat para termos tudo funcionando corretamente. Para criar o arquivo utilizamos o seguinte comando: echo @php “%~dp0composer.phar” %*>composer.bat

Agora precisamos adicionar o diretório onde instalamos o Composer na variável de ambiente Path. Para isso, abrimos as configurações do Sistema (Tecla Windows + Pause Break, ou Painel de Controle -> Sistema), Configurações Avançadas do Sistema. Na janela que abrir (Propriedades do Sistema), acessar a aba Avançado, e clicar no botão Variáveis de Ambiente… Na próxima janela procuramos a variável Path entre as Variáveis do sistema. Vamos em editar e colocamos no campo Valor da variável o diretório onde instalamos o Composer, no meu caso c:\Composer. Lembrar de adicionar no final do conteúdo e separar apenas com um ;, como na imagem.

Verificando a Instalação

Verificando a Instalação

Para verificarmos se deu tudo certo, tanto com a instalação com o Executável, quanto com a instalação Manual, precisamos abrir o prompt de comando e enviar o comando: composer -V

 

Conclusão

A instalação do Composer no é super simples no Windows. Utilizei um Windows Server, mas o processo é o mesmo em outras versões também. Fiz um teste no Windows 7 e funcionou tudo como mostrado no post.

Sobre as formas de instalação eu gostei mais da com o executável por ter a opção de adicionar as opções no menu de contexto do Windows Explorer.

Bom, é isso.  No próximo post vou mostrar como fazer a instalação em um computador rodando Linux.

Dúvidas, sugestões ou criticas nos comentários.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>