LL Desenvolvimento -

Composer – O que é e para que serve o software?

Composer – O que é e para que serve o software?

Olá, aqui é o Lucas. Sou programador PHP há 5 anos, trabalhei em uma agência de internet durante esse período e tudo que sei hoje aprendi lá. Estou iniciando esse blog para registrar o que estou aprendendo de novo e para ajudar quem estiver tendo as mesmas dificuldades que eu, falta de conteúdo em português e explicações passo a passo.

Hoje irei apresentar o Composer.

Composer

O Composer é uma ferramenta multiplataforma, que roda através da linha de comando, para desenvolvedores PHP que serve para gerenciar as dependências de um projeto. O software instala e atualiza as bibliotecas que são necessárias de acordo com a sua necessidade em cada projeto.

Inspirados no NPM e no Bundler — ferramentas com a mesma finalidade do Composer — Nils Adermann e Jordi Boggiano, lançaram o primeiro release em março de 2012, quase um ano após o início do desenvolvimento que começou em abril de 2011.

Composer

Muitos projetos open-source PHP, como por exemplo o Laravel, podem ser instalados com o Composer e em seu repositório, o Packagist, é possível encontrar vários pacotes públicos que são instalados com o software.

O post de hoje era só para apresentar a ferramenta, que será bastante utilizada daqui pra frente. No próximo post irei explicar como é feita a instalação em um computador rodando Windows. Se tiver alguma dúvida ou alguma sugestão, por favor, deixe nos comentários que responderei o mais breve possível.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>